Problematização inicial sobre o ensino de língua portuguesa
O ensino de língua portuguesa no Brasil encontra uma problemática que precisa entrar nas faculdades de Letras: o ensino de língua de portuguesa. O que parece óbvio – e é – tornou-se um grande problema: o diálogo entre os profissionais de letras que estão em formação – bem como aqueles que formam os profissionais de letras – com os processos de ensino de línguas, tanto didática quanto metodologicamente.
Ocorre, nesse sentido, que o ensino de língua portuguesa tem sido pensado por linguistas e não por professores de línguas, principalmente, por professores de línguas na/da educação básica. Teorias e conteúdos são imensamente importantes – na verdade, inerentes ao profissional de letras – mas, nos cursos de formação, é preciso levar em consideração a aplicação de tantas teorias que se estuda (ou que se deveriam estudar).
Não se basta formar teóricos e críticos nas áreas de licenciatura, mas também formar professores no que diz respeito aos demais fatores que envolvem a educação básica e o processo de escolarização. É preciso acabar com a ideia de que só se aprende dar aula dando aula. Se tal premissa fosse verdade, não precisaríamos de curso superior.
A questão fundamental é que os conceitos e teorias ensinados nos cursos de licenciatura que envolvem o ensino de língua não bastam por si só, pois o professor que vai para a sala de aula precisa compreender a utilização de tais pressupostos e não apenas sua existência. Não se trata, portanto, de desconsiderar o que é feito, mas de se pensar em licenciaturas que também promovam ensino ou a pesquisa pelo ensino.
Autor: Prof. Dr. Renato de Oliveira Dering (CEO e idealizador do Instituto Dering)
Publicado originalmente no site do grupo de pesquisa de pesquisa FORPROLL
SAIBA MAIS SOBRE OS CURSOS E FORMAÇÕES DO INSTITUTO DERING EDUCACIONAL
Instituto Dering
O Instituto Dering é um espaço que traz formas de aprender e dialogar com os conhecimentos de diversas formas. Em meio à forma como todos e todas viveram, vivenciaram e vivem a educação, o Instituto Dering se coloca como uma forma dinâmica de pensar a educação. Pensando nessas diversas realidades, é que oferecemos cursos, eventos, palestras, consultorias e formação na área educacional, com foco nas humanidades, linguagens e artes. Pela abrangência dos nossos cursos e serviços, eles são direcionados tanto para estudantes (em qualquer nível da educação) até profissionais e instituição na área da educação.