Todo mundo já deve ter se perguntando sobre isso um dia: há diferenças entre o EaD e o presencial? A resposta é: depende. Isso mesmo! Para começar, é preciso entender que essas duas modalidades se referem a forma em que o ensino é repassado, ou seja, se ele é em um espaço físico em que todos se reúnem ou é em seu espaço, um pouco mais individual.

A questão principal, no entanto, envolve alguns fatores, entre eles: a evolução e demandas do mundo contemporâneo, as formas que cada um gosta de aprender e como você interage com esse conteúdo. Calma que eu te explico!

CONHEÇA OS CURSOS DE NOSSO INSTITUTO

FAÇA NOSSA MENTORIA INDIVIDUALIZADA

Demandas do Mundo Contemporâneo

Com as mudanças ocorridas na sociedade ao longo dos últimos anos, principalmente com a internet e as redes sociais, as formas de ensinar e buscar conhecimento precisaram ser revistas. No Brasil, no entanto, parece que essa questão chegou a passos lentos, não beneficiando a todos. A pandemia (infelizmente) foi quem fez essa questão se movimentar mais rápido, mas ainda não como deveria. Muitas instituições ainda optam pela cópia do presencial no EaD, o que pode não ser tão benéfico para todos os lados.

Gostar de Aprender e Interação

Uma das problemáticas que surgiu e começou a ser respondida é sobre a forma como as pessoas gostam de aprender. Embora muitos estudantes gostem da interação com outros colegas, aprender com aulas gravadas ou ao vivo, estando em um lugar cômodo, foi uma das descobertas principais de que para aprender basta gostar de aprender. Contudo, para que isso fosse descoberto, foi preciso aprender a aprender. Essa (não tão) nova modalidade de ensino acabou por provar que existem outras formas de interagir com o conhecimento, não sendo necessária a presença física em um espaço. Claro que isso depende de pessoa para pessoa e óbvio que isso acontece com qualquer modalidade de ensino, seja EaD ou presencial… então, não vamos nos apegar tanto assim às falácias prontas!

CONHEÇA OS CURSOS DE NOSSO INSTITUTO

FAÇA NOSSA MENTORIA INDIVIDUALIZADA

Regulamentação

Quanto aos diplomas no ensino superior, eles têm validades iguais. O Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta a validade dos diplomas e certificados na modalidade à distância, já assegurada pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Em relação aos cursos livres e afins, por se tratar de cursos sem exigências específicas do MEC para funcionamento, eles sempre tiveram grande aderência e relevância na carreira de muitos profissionais, principalmente nos EUA e na Europa (Harvard, por exemplo, já trabalha com cursos EaD há anos). No Brasil, eles caminhavam mais timidamente até a chegada da pandemia.

Agora muita atenção! Os cursos livres, de aperfeiçoamento, aprimoramento e outros podem ser organizados por qualquer pessoa, por isso, é importante sempre buscar profissionais e empresas que possam realmente garantir um ensino de qualidade.

CONHEÇA OS CURSOS DE NOSSO INSTITUTO

FAÇA NOSSA MENTORIA INDIVIDUALIZADA

Instituto Dering

No Instituto Dering, o que se busca prevalecer é justamente o gostar de aprender, observando as demandas dessa nova sociedade e como buscar conhecimento não precisa ser tão burocrático! Por isso, o que trazemos para vocês são formas possíveis para que cada um busque esse aprender, ampliando seus saberes com aulas, cursos, mentorias e eventos com pessoas que tem experiência profissional, acadêmica e vivência no assunto.

Autor: Prof. Dr. Renato Dering
Data da publicação: 11 de setembro de 2023.

Notícias