É oficial! O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) organizará o Concurso Nacional Unificado, conhecido popularmente como o Enem dos concursos públicos.

CONHEÇA OS CURSOS DE NOSSO INSTITUTO

FAÇA NOSSA MENTORIA INDIVIDUALIZADA

Concurso Nacional Unificado

De acordo com o decreto 11.722 de 2023, o concurso nacional terá como objetivo a seleção de candidatos para os cargos públicos de diversos órgãos federais que aderiram ao modelo de concursos.

Ao todo, serão 21 órgãos e entidades que irão participar da prova unificada, ofertando 6.640 vagas, são eles: Funai (502 vagas), Incra (742 vagas), Mapa (520 vagas), MGI e Transversais (1.480 vagas), MS (220 vagas), MTE (900 vagas), Antaq (30 vagas), MDIC (110 vagas), Previc (40 vagas), Aneel (40 vagas), ANS (35 vagas), IBGE (895 vagas), MJSP (130 vagas), MCTI (296 vagas), Minc (50 vagas), AGU (400 vagas), MEC (70 vagas), MDHC (40 vagas), MPI (30 vagas), MPO (60 vagas) e Inep (50 vagas).

CONHEÇA OS CURSOS DE NOSSO INSTITUTO

FAÇA NOSSA MENTORIA INDIVIDUALIZADA

Como vai funcionar

Segundo a Portaria do Ministério de Gestão e Inovação (MGI), publicada no início de outubro, o Concurso Nacional Unificado terá duas etapas, sendo a primeira uma prova objetiva ou objetiva e dissertativa por bloco temático (isso dependerá de cada especificidade, explicada em edital ainda a ser lançado). A segunda etapa é uma prova de títulos.

Algo que pouco foi divulgado é que o Enem dos Concursos Públicos não abrange todas as partes do concurso, mas apenas a fase inicial. O que isso quer dizer? Na prática, isso indica que cada órgão ou entidade é responsável pelas demais etapas de seleção, como cursos de formação e afins.

Inscrições

Pelas informações já publicadas no decreto e na portaria, a taxa de inscrição será única e o candidato irá escolher uma das áreas disponíveis. Após a escolha da área, ele deverá escolher o cargo/carreira que deseja concorrer, por ordem de preferência. Não há mais nenhuma informação oficial divulgada até o momento, ficando mais explicações para o edital, que será lançado em dezembro.

CONHEÇA OS CURSOS DE NOSSO INSTITUTO

FAÇA NOSSA MENTORIA INDIVIDUALIZADA

Datas já divulgadas

O Edital para o Concurso Nacional Unificado tem data prevista para 20 de dezembro de 2023. O concurso deverá ser realizado em até 3 meses seguintes, tendo a data limite para a realização das provas em março de 2024. O resultado tem previsão para maio de 2024 e a posse deverá ocorrer até agosto de 2024. No caso dos órgãos e entidades que terão curso de formação, esta deverá ocorrer em julho de 2024.

Instituto Dering Educacional

Se você precisa de auxílio para criar um roteiro de estudos eficaz ou precisa de mentorias especializadas, o Instituto Dering pode te auxiliar a melhorar o seu desempenho. Entre em contato com a gente, apresentando suas dúvidas e dificuldades. Além disso, oferecemos cursos EaD em diversas áreas das ciências humanas, linguagens e sociais, para que possa ir se preparando.

Conheça nossos cursos e formações!

AutorProf. Dr. Renato Dering
Data da publicação: 29 de outubro de 2023.

Notícias