O que é educação parental e como afeta o desenvolvimento dos filhos

A criação de uma criança não é um processo fácil e, muitas vezes, os responsáveis se encontram necessitados de uma orientação sobre como enfrentar os desafios. É neste cenário que a educação parental se torna importante.

A educação parental é o processo de aprender como construir uma relação positiva com os filhos, baseada no diálogo e respeito mútuo, com o objetivo de melhorar as condições para um desenvolvimento físico, psicológico e intelectual saudável.

O método parte do princípio de que os a maternidade ou paternidade não são instintivos e demandam capacitação. Nesta abordagem, desenvolvida pela psicóloga e educadora Jane Nelson, opera-se sob a visão de que os filhos se beneficiam de afeto e compreensão, em vez de educação punitiva e chantagem emocional.

Com isso, a criança ou adolescente aprende a resolver conflitos de forma pacífica, desenvolve uma boa autoestima e inteligência emocional.

Autora: Maria Luiza Valeriano
Data da publicação: 28 de novembro de 2023.

Instituto Dering

Instituto Dering é um espaço que traz formas de aprender e dialogar com os conhecimentos de diversas formas. Em meio à forma como todos e todas viveram, vivenciaram e vivem a educação, o Instituto Dering se coloca como uma forma dinâmica de pensar a educação. Pensando nessas diversas realidades, é que oferecemos cursos, eventos, palestras, consultorias e formação na área educacional, com foco nas humanidades, linguagens e artes. Pela abrangência dos nossos cursos e serviços, eles são direcionados tanto para estudantes (em qualquer nível da educação) até profissionais e instituição na área da educação.

Notícias