No contexto do marketing, a segmentação de mercado é uma importante estratégia, visto que envolve a divisão do mercado em grupos de consumidores que compartilham características semelhantes. Você conhece essa estratégia?

Conceitos Necessários

Entre os principais conceitos, tem-se:

  • Identificação dos segmentos;
  • Seleção estratégica e relevante;
  • definição de estratégias de posicionamento adequadas para cada um desses grupos.

Ao entender as demandas específicas de cada segmento, busca-se maior resultado na conquista e fidelização de clientes, sejam novos ou já existentes. Além disso, maior vantagem competitiva, visto que há dados suficientes para a implementação de estratégias eficazes.

Fundamentos do Marketing

É importante salientar que a segmentação de mercado está também relacionada aos fundamentos do marketing, uma vez que eles auxiliam na execução eficaz da segmentação. Assim, o conhecimento do comportamento do consumidor pode permitir às empresas melhor identificação de padrões e preferências, pontos essenciais para a segmentação.

Conheça seu cliente!

Assim, a compreensão dos princípios de desenvolvimento de produtos também é fundamental, pois permite adaptar ofertas de produtos e/ou serviços que venham a atender melhor às demandas desse segmento. Logo, quando abordamos a segmentação de mercado, devemos tomar consciência de que ela desempenha um importante papel no que se refere às estratégias de marketing utilizadas pelas empresas, o que permite uma abordagem mais direcionada e, por assim ser, mais eficaz.

Em síntese, você pode conhecer técnicas gerais e aplicá-las, mas para além disso, é preciso conhecer o seu cliente e as demandas dele. Regras gerais são sempre gerais que, embora sejam aplicadas, não significa sempre eficácia e retorno.

Rafael Dering.
CEO da Dering ADS e do Instituto Dering Educacional. Profissional da área de Marketing.
Instagram

Publicidade

Endomarketing e comunicação interna (e-book)

O endomarketing é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência de uma empresa. Neste livro, exploramos e explicamos alguns dos conceitos fundamentais nessa área para que haja uma efetiva comunicação organizacional.

Este e-book é um guia simples e prático, que traz explicações sobre o endomarketing e comunicação interna, além de estratégias eficazes e dicas valiosas para a organização interna de sua empresa ou para melhorar sua forma de gestão!

Aprenda de forma mais clara e objetiva sobre a importância do endomarketing e da comunicação interna  na melhoria das relações interpessoais de sua empresa.

E-book (formato PDF): Endomarketing e comunicação interna
Valor: R$ 21,50
Autor: Prof. Dr. Renato Dering e Prof. Esp. Gabriel Barboza.

Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *