Cyberbaiting: o fenômeno da provocação on-line

Cyberbaiting (ou ciberbaiting) é um termo que vem inglês e indica uma ação que surgiu da união entre o mundo digital e o ambiente escolar. O cyberbaiting consiste no ato de provocar ou ainda de levar um professor a perder o controle de suas ações, enquanto outros alunos ficam responsáveis por filmar toda a situação e compartilhar o vídeo nas redes sociais para que ele “viralize”.

O termo “cyberbaiting” é uma junção de “cyber“, que está relacionado ao ambiente on-line e “baiting“, que se relaciona à isca, evidenciando essa natureza provocativa e manipuladora dessa prática.

Gravidade e consequências

O cyberbaiting é uma violência e uma grave violação da imagem de professores. Essa prática expõe o docente a situações constrangedoras pessoalmente, afetando sua saúde mental e bem-estar emocional. O impacto negativo ainda se estende ao ambiente educacional, pois é um ato prejudicial à sua reputação profissional.

O foco dessa ação é gerar um clima de desrespeito na sala de aula. A disseminação desses vídeos ocorre principalmente nas redes sociais mais comuns, como Instagram, TiKTok e WhatsApp, e são considerados atos criminosos, pois se assemelham ao assédio virtual e cyberbullying contra o professor.

Cyberbaiting, educação permissiva e uso de tecnologias

O cyberbaiting é, sem dúvidas, uma consequência de uma educação extremamente permissiva aliada ao uso irresponsável e danoso das tecnologias. Por isso, é necessário que as escolas e os pais estejam sempre atentos a esse grave problema, o que envolve uma educação e letramento digital, baseado na ética e responsabilidade de uso, desde cedo, e, principalmente, nas consequências legais que a ação pode acarretar.

O apoio ao profissional da educação também deve ocorrer de forma pontual, com apoio e proteção de sua imagem desde que encontrado o primeiro vestígio desse crime. Vale lembrar que a educação digital, em tempos de internet, começa em casa, antes mesmo de a criança e de o adolescente irem à escola. No ambiente escolar, cabe a continuidade e aprofundamento desse ensino.

Data de publicação: 12 de maio de 2024.

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