A educação antirracista é um componente de extrema importância para se pensar em uma sociedade que se afaste dos resquícios do período da escravidão. Esse tipo de educação envolve a ação e incorporação de práticas metodológicas e conteúdos programáticas que promovam a reflexão crítica dos estudantes.
Práticas antirracistas em ambiente escolar
A educação antirracista deve estar integrada ao currículo escolar, bem como às práticas pedagógicas dos professores e professoras. Embora haja muita discussão sobre o assunto, é preciso compreender que se trata de um assunto social e cultural da história do Brasil. Logo, é um tema que precia abordar, de maneira aberta e em diálogo, conteúdos que tragam a história e as contribuições das comunidades que foram marginalizadas ao longo dos anos.
Além disso, vale destacar a importância de uma formação contínua de professores em práticas antirracistas, desde cursos livres até especialização, mestrado e/ou doutorado. O intuito desse tipo de formação é oportunizar que todos tenham acesso igual e equitativo às mais diversas formas de educação.
Desafios para a aducação antirracista
Sabe-se que a educação antirracista oferece um importante caminho para a mudança social e cultural, no entanto, sua implementação nas escolas enfrenta vários desafios que advém de uma cultura ainda cristalizada no preconceito. Entre os desafios para se promover uma educação antirracista estão: a resistência a mudanças da sociedade (e das escolas), a falta de recursos pedagógicos e metodológicos adequados, bem como a formação mais crítica de professores.
No entanto, esses mesmos desafios podem representar também oportunidades para aquele profissional e para aquela escola que deseja sair na frente, em um mercado educacional que exige cada vez mais competências múltiplas. Ao enfrentar tais dificuldades e se aperfeiçoar, o profissional caminha para a construção de uma sociedade justa, respeitosa e equitativa para todos.
Vanessa Andrade
Professora da educação básica e Mestra em Arte e Cultura Visual. É colaboradora do Instituto Dering Educacional.
Publicidade
Reflexões sobre o perigo de uma história única
Explore novos conhecimentos! Inscreva-se agora no nosso curso EaD “REFLEXÕES SOBRE O PERIGO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA”
📅 Já disponível!
📚 Formato: EaD, com aulas gravadas para assistir no seu próprio ritmo.
📍 Instituto Dering Educacional: Curso próprio!
✅ Aprenda com conteúdo de qualidade, preparado por especialistas na área.
✅ Flexibilidade total para estudar quando e onde quiser.
✅ Plataforma leve e acessível.
Curso EaD – REFLEXÕES SOBRE O PERIGO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA
Carga horária: 20 horas (com emissão de certificado)
Valor: De R$ 29,90 por R$ 19,90
Resumo: O curso “Reflexões sobre o perigo de uma história única” traz uma proposta reflexiva a partir do livro de Chimamanda Adichie. Na proposta de discussão da Profa. M.a. Vanessa Andrade, temos uma importante proposição crítica para se pensar os discursos hegemônicos e as narrativas pré-concebidas.
Não perca esta oportunidade de ampliar seu currículo e seu conhecimento. Inscreva-se agora!