Com tanta evolução, era de se esperar que o marketing assumisse novos caminhos e se solidificasse em outros já trilhados. Falando do marketing digital, isso é ainda visível para aqueles que estudam e trabalham na área.
Evolução do Mercado
Um dos fatores principais que motivaram e faz com que o marketing digital aponte tendências é um cenário que, cada vez mais, se torna dinâmico e competitivo. Em 2024, o que já se pode observar, é a forma como as empresas conversam digitalmente com seus clientes e potenciais clientes.
A inovação, nesses últimos anos, vem se presentificando por meio de diversos testes das empresas nas plataformas digitais, seja no uso de publicidades patrocinadas, trends, storytelling mais elaborado e outros. Cada segmento experimenta e configura os avanços digitais às oportunidades que surgem.
5 tendências para 2025
Inteligência Artificial (IA)
As ferramentas da Inteligência Artificial (IA) estão se multiplicando em uma velocidade estratosférica. São diversos apps e programas que já utilizam a IA para facilitar e acelerar o processo de produção de conteúdo. De texto, imagem à vídeo, essas ferramentas já ocupam um lugar de destaque e a tendência para o marketing digital é que elas se aprimorem e ampliem.
Influencers intermediários
Com a crescente de pequenos nichos nas redes sociais, principalmente com personalidades conhecidas por um pequeno público, os influencers intermediários, ou microinfluenciadores, passaram a ser um diferencial para o marketing digital.
As personalidades da internet que possuem entre 5 mil e 50 mil seguidores (verdadeiros) conseguem estabelecer uma relação mais próxima dos produtos de uma empresa com o público, pois sua relação com seus seguidores também é mais engajada (assim se espera). Por isso, campanhas com foco mais segmentado e personalizado, utilizando esses influencers, deve ser uma tendência para 2025.
Comunidades
Parece conversa da época do Orkut, mas a criação de comunidades específicas vem auxiliando muitas marcas a construírem melhor o relacionamento com seu público, fazendo um pré e um pós-venda mais eficaz.
O Telegram, Instagram e o WhatsApp hoje tem sido as principais redes sociais para a criação dessas comunidades, mas outras empresas já estão em busca de outras formas de manter esse relacionamento mais produtivo para melhor nutrir seus consumidores de informação e, assim, fortalecer essa relação
Storytelling e Cortes Precisos
Contar histórias sempre foi um diferencial para as vendas, contudo, boas histórias é que marcam. No digital, as histórias precisam prender a atenção para que o usuário não deslize para cima. Por isso, boas histórias e histórias bem contadas são tendências para 2025.
O storytelling já é bem conhecido no mundo publicitário, contudo, agora ele perde seu viés “quadrado” e ganha ainda mais gatilhos mentais para prender seu consumidor. Não se conta mais a história de superação, mas como a superação pode ser uma história de alguém, entende?
Junto a isso, os “cortes”, pequenos trechos de entrevistas ou do próprio storytelling, mostra uma pequena verdade que pode gerar uma adesão, visto que esses cortes introduzem uma única e rápida maneira de ser entendido o que se quer passar.
Inclusão, Acessibilidade e Diversidade
Com a democratização da internet, o público se diversifica e tantos outros consumidores agora têm acesso ao que antes era quase inatingível. Assim, uma tendência do marketing digital para 2025 é pensar em acessar esse público.
Por isso, as estratégias de marketing digital precisam pensar em como investir em acessibilidade para a inclusão e pensar na diversidade na hora de produzir conteúdo (e as marcas na hora de pensar no produto). Essa é uma vantagem competitiva: otimizar plataformas para o acesso de pessoas com deficiência, bem como buscar diferentes formas de representatividade.
Rafael Dering.
CEO da Dering ADS e do Instituto Dering Educacional. Profissional da área de Marketing.
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