Depois de entender o processo que a cultura ocupou nas massas, o marketing digital agora precisa entender como personalizar e tornar a experiência do cliente única. Oferecer experiências individualizadas e significativas é responsabilidade do Marketing Digital.
Personalização das experiências
A personalização das experiências permite que as marcas possam se conectar de forma mais intensa e individual com seus consumidores, o que proporciona mais proximidade e engajamento do cliente. Essa personalização é responsabilidade do Marketing Digital.
Vale lembrar que esse tipo de abordagem aumenta a satisfação, como também permite que a marca amplie a conversão orgânica de novos clientes.
Fidelização e Retenção
Outro ponto importante que deve ser pensado pelas empresas e marcas é que, uma proximidade maior com o cliente pode gerar dois pontos necessários para o crescimento de uma empresa: fidelização e retenção.
O que ocorre é que, consumidores que se sentem bem com a marca, tendem a se manter fiel a ela, ainda que preços possam ser alterados. A boa experiência é que traz o sentimento de pertencimento. Estratégias do marketing digital que fuja às tradicionais já usadas devem ser pensadas. Por que devem diferenciar das tradicionais? A resposta é simples: eles não são personalizadas!
Por outro lado, a personalização permite reter aqueles clientes que estavam em dúvidas sobre a marca ou ainda aqueles que pensaram em desistir. O fato é que criar um vínculo personalizado torna a marca mais forte, o que resulta na transformação de como o cliente vê e, por conta própria, vende a sua marca.
Gabriel Barboza
Publicitário e Especialista em Psicologia Organizacional. É colaborador do Instituto Dering Educacional.
Publicidade
Endomarketing e comunicação interna (e-book)
O endomarketing é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência de uma empresa. Neste livro, exploramos e explicamos alguns dos conceitos fundamentais nessa área para que haja uma efetiva comunicação organizacional.
Este e-book é um guia simples e prático, que traz explicações sobre o endomarketing e comunicação interna, além de estratégias eficazes e dicas valiosas para a organização interna de sua empresa ou para melhorar sua forma de gestão!
Aprenda de forma mais clara e objetiva sobre a importância do endomarketing e da comunicação interna na melhoria das relações interpessoais de sua empresa.
E-book (formato PDF): Endomarketing e comunicação interna
Valor: R$ 21,50
Autor: Prof. Dr. Renato Dering e Prof. Esp. Gabriel Barboza.