Depois de entender o processo que a cultura ocupou nas massas, o marketing digital agora precisa entender como personalizar e tornar a experiência do cliente única. Oferecer experiências individualizadas e significativas é responsabilidade do Marketing Digital.

Personalização das experiências

A personalização das experiências permite que as marcas possam se conectar de forma mais intensa e individual com seus consumidores, o que proporciona mais proximidade e engajamento do cliente. Essa personalização é responsabilidade do Marketing Digital.

Vale lembrar que esse tipo de abordagem aumenta a satisfação, como também permite que a marca amplie a conversão orgânica de novos clientes.

Fidelização e Retenção

Outro ponto importante que deve ser pensado pelas empresas e marcas é que, uma proximidade maior com o cliente pode gerar dois pontos necessários para o crescimento de uma empresa: fidelização e retenção.

O que ocorre é que, consumidores que se sentem bem com a marca, tendem a se manter fiel a ela, ainda que preços possam ser alterados. A boa experiência é que traz o sentimento de pertencimento. Estratégias do marketing digital que fuja às tradicionais já usadas devem ser pensadas. Por que devem diferenciar das tradicionais? A resposta é simples: eles não são personalizadas!

Por outro lado, a personalização permite reter aqueles clientes que estavam em dúvidas sobre a marca ou ainda aqueles que pensaram em desistir. O fato é que criar um vínculo personalizado torna a marca mais forte, o que resulta na transformação de como o cliente vê e, por conta própria, vende a sua marca.

Gabriel Barboza
Publicitário e Especialista em Psicologia Organizacional. É colaborador do Instituto Dering Educacional.

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O endomarketing é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência de uma empresa. Neste livro, exploramos e explicamos alguns dos conceitos fundamentais nessa área para que haja uma efetiva comunicação organizacional.

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