Os estudos dos letramentos, embora não sejam tão novos, parecem ainda chegar de maneira tímida em sala de aula. Por isso, os letramentos são estudos que devem estar na formação inicial e formação continuada de professores em espaços formais e não formais de educação.

Letramento e sua relevância para a formação docente

Um ponto é preciso saber desde já: o letramento vai além da habilidade de ler e escrever, como inicialmente é vista. Falar em letramento envolve entender que se trata de uma prática social e de um domínio da linguagem enquanto ferramenta de comunicação, reflexão e crítica. Por isso, falar em letramento deve ir além das aulas na Pedagogia e Letras, mas em todas as licenciaturas.

O segundo ponto: pensar na relevância do letramento para a formação docente é entender que o docente está vinculado sua prática no desenvolvimento dos alunos em relação às competências que se deseja que eles atinjam. Por isso, é de extrema importância que a formação docente contemple estratégias e metodologias que integrem a leitura e a escrita de maneira contextualizada e no uso da linguagem para se promover o pensamento crítico. Assim, a formação docente deve preparar professores e professoras para estimular esse tipo de pensamento, por meio de análises e interpretação de textos diversos.

Letramento de Perspectiva Decolonial (E-book)

Amplie seus estudos sobre letramento e decolonialidade com essa obra e transforme o modo de pensar e ver as práticas sociais e educacionais.

E-book (formato PDF): Letramento escolarizado e de perspectiva decolonial
Valor: R$ 31,50
Autora: Prof. Dr. Renato Dering

Notícias