Fernanda Torres conquista o Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo seu papel no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. Essa vitória representa o reconhecimento de seu talento, mas, para além disso, um marco na trajetória do cinema brasileiro no cenário internacional. Sua atuação no filme, sem dúvidas, foi deslubrante. O filme traz um cenário de ditadura militar no Brasil, em que Fernanda vive Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva (empresário e político brasileiro, foi eleito deputado federal por São Paulo em 1962 e uma das vítimas da ditadura no país).

Reparação Cinematográfica Histórica

A conquista de Fernanda Torres é uma celebração do cinema brasileiro e uma prova de que o país ainda é o celeiro de grandes artistas, seja na frente ou atrás das câmeras. Walter Salles, diretor do filme, foi também o diretor do filme Central do Brasil, ganhador do prêmio há 25 anos, em que tinha Fernanda Montenegro como protagonista. Por isso, esse prêmio é um marco e tem um valor ainda mais simbólico, visto esse cenário de duas décadas e meia atrás.

Ainda Estou Aqui e os Perigos de uma História Única

A intersecção entre “Ainda Estou Aqui” e “O Perigo de Uma História Única” é interessante, pois conhecemos, no filme, uma história do passado do Brasil para se pensar justamente no perigo de uma história única, como discute Chimamanda Adichie.

Ao retratar luta de Eunice Paiva por justiça, após o desaparecimento de seu marido durante a ditadura, o filme expõe as múltiplas facetas de uma tragédia que transcende o indivíduo, impactando famílias e a sociedade brasileira como um todo. Assim como Chimamanda Adichie alerta em seu ensaio, a história de Eunice não se resume a um único evento, mas a uma série de acontecimentos que moldaram sua vida e a de sua família, e que se encaixam em um contexto histórico mais amplo.

Ambos os trabalhos nos convidam a refletir e questionar as narrativas dominantes e a buscar uma compreensão mais profunda da realidade, reconhecendo a diversidade de experiências e perspectivas.

Reflexões sobre o perigo de uma história única (Curso EaD)

Explore novos conhecimentos! Inscreva-se agora no nosso curso EaD “REFLEXÕES SOBRE O PERIGO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA”

📅 Já disponível!
📚 Formato: EaD, com aulas gravadas para assistir no seu próprio ritmo.
📍 Instituto Dering Educacional: Curso próprio!

✅ Aprenda com conteúdo de qualidade, preparado por especialistas na área.
✅ Flexibilidade total para estudar quando e onde quiser.
✅ Plataforma leve e acessível.

Curso EaD – REFLEXÕES SOBRE O PERIGO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA
Carga horária: 20 horas (com emissão de certificado)
Valor: De R$ 29,90 por R$ 19,90

Resumo: O curso “Reflexões sobre o perigo de uma história única” traz uma proposta reflexiva a partir do livro de Chimamanda Adichie. Na proposta de discussão da Profa. M.a. Vanessa Andrade, temos uma importante proposição crítica para se pensar os discursos hegemônicos e as narrativas pré-concebidas.

Não perca esta oportunidade de ampliar seus currículo e seu conhecimento. Inscreva-se agora!

Notícias