O que é a educação informal e qual é sua importância?

A aprendizagem não ocorre somente em ambiente formal, como escolas tradicionais, sendo um processo contínuo que se dá, também, por meio da educação informal.

Os processos educativos que envolvem a educação informal são diversos. Portanto, é o tipo de aprendizagem mais comum no dia a dia, presente em conversas, vivências culturais, influências da mídia, entre outras situações do cotidiano.

Por ocorrer nestes espaços, trata-se de um processo de extrema importância para a construção do conhecimento. Desse modo, as características mais marcantes da educação formal são a natureza não estruturada, espontaneidade e proximidade com a realidade do indivíduo.

Alguns exemplos são conversas com amigos e familiares, consumo de mídia, atividades de lazer como música e jogos, tarefas domésticas e experiências culturais como visitas a exposições e museus, além de cursos livres e outros afins.

Autora: Maria Luiza Valeriano
Data da publicação: 26 de dezembro de 2023.

Instituto Dering

Instituto Dering é um espaço que traz formas de aprender e dialogar com os conhecimentos de diversas formas. Em meio à forma como todos e todas viveram, vivenciaram e vivem a educação, o Instituto Dering se coloca como uma forma dinâmica de pensar a educação. Pensando nessas diversas realidades, é que oferecemos cursos, eventos, palestras, consultorias e formação na área educacional, com foco nas humanidades, linguagens e artes. Pela abrangência dos nossos cursos e serviços, eles são direcionados tanto para estudantes (em qualquer nível da educação) até profissionais e instituição na área da educação.

CONHEÇA OS CURSOS DE NOSSO INSTITUTO

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Notícias