Todos sabem que as gerações que vieram desde a virada do milênio trouxeram a necessidade de o mundo evoluir, mas, quando falo em mundo, não me refiro apenas às novas tecnologias e sim à forma como essas tecnologias são usadas pela sociedade.
Vivemos sim em uma sociedade que parece não acompanhar essa geração tecnológica, o que provoca estragos graves no modo como nós, de gerações anteriores, vamos deixar nosso legado (e quando falo de legado, estou falando dos conhecimentos que já adquirimos, a pequena estrada de tijolos amarelos que construímos).
Sociedade e as gerações
A sociedade ainda não está preparada para lidar com as formas de aprender de cada uma das gerações. Uma viver a ditadura militar, a outra viveu o período posterior a isso, segue-se com a geração que vivenciou a tecnologia e finaliza-se com a atual geração que não vive sem ela.
Essa sociedade não está preparada para as formas de aprender, pois ainda não sabe as formas de se ensinar para essas gerações que convivem juntas nos diferentes espaços, principalmente na internet. Ensinar não é mais passar conhecimento, mas entender que o conhecimento é plural e o aprender diversificado. Então, se você buscava uma resposta objetiva, avance algumas décadas e chegue ao hoje, pois não há uma única forma de se ensinar, pois não existe só uma maneira de aprender.
Conhecendo as gerações
Enquanto alguns se preocupam com essa pergunta: que geração é essa? Geração X, Y, Z, Alfa? Embora haja marcos históricos para definir a “idade” das gerações, as experiências temporais andam cada vez mais fortes, o que promove mudanças nessas gerações. Por exemplo, tem-se que a Geração X são os nascidos entre 1965 e 1980. Eles acompanharam mudanças históricas fortes, mas cada uma em seu contexto, afinal, a informação era não apenas restrita, mas a sociedade da época fez com que isso se mantivesse ainda mais fechado.
Já a Geração Y, também conhecida como Millennials, é a minha geração. Aquela que nasceu entre os anos 1981 e 1996. Também passamos por diversas questões históricas e sociais, além de “iniciar” nossa vida com uma nova constituição (falando de Brasil) e a internet começando a ocupar um lugar importante (mas não de destaque).
Os que vieram entre 1997 e 2010 já pegaram a internet com lugar de destaque na vida da sociedade, mas sem grandes marcos históricos midiáticos acontecendo, apenas alguns pontuais. Essa é a Geração Z, que antecede a virada do milênio e inicia o próximo.
Por fim, temos a atual geração, denominada Alfa (ou Alpha). Esses são os chamados de “nativos digitais”, pois nasceram a partir de 2011, já com praticamente todas as tecnologias fixadas e com a imaginação que os Jetsons tinham (perdoe o meu exemplo, é a minha geração falando mais alto). O grande marco histórico dessa geração, que ainda não dá para analisar com tanta clareza, é a Pandemia da Covid-19.
Autor: Prof. Dr. Renato Dering
Data da publicação: 18 de setembro de 2023.
Publicidade
Metodologias Ativas na Educação
Explore novos conhecimentos! Inscreva-se agora no nosso curso EaD “METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO”
📅 Já disponível!
📚 Formato: EaD, com aulas gravadas para assistir no seu próprio ritmo.
📍 Plataforma Instituto Dering Educacional: Curso próprio!
✅ Aprenda com conteúdo de qualidade, preparado por especialistas na área.
✅ Flexibilidade total para estudar quando e onde quiser.
✅ Plataforma leve e acessível.
Curso EaD – METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO
Carga horária: 30 horas (com emissão de certificado)
Valor: R$ 59,90
Resumo: Neste curso dinâmico e dialogal, a Profa. Dra. Silvane Gomes, referência na área, apresenta quais são as estratégias pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. O curso ainda explora abordagens que envolvem as práticas docentes e como elas funcionam para estimular a participação e o pensamento crítico do aluno, capacitando educadores a criar ambientes de ensino mais próximos à realidade educacional.
Não perca esta oportunidade de ampliar seus currículo e seu conhecimento. Inscreva-se agora!