Desvendando a educação domiciliar

A educação passou por diversas mudanças nos últimos séculos e, com os avanços tecnológicos que ganham cada vez mais espaço na sala de aula, novos métodos se popularizaram. Entre eles, o homeschooling, ou educação domiciliar.

Nesta modalidade de ensino, os responsáveis pela criança ou adolescente assumem o papel de educação formal, em vez de matriculá-los em escolas tradicionais.

Assim, o homeschooling é um método antigo que vem ganhando mais espaço nos lares ao redor do mundo. Segundo a Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), aproximadamente 35 mil famílias brasileiras praticam a modalidade atualmente.

De acordo com especialistas, o ambiente escolar, além de oferecer mais conteúdo, também ensina sobre socialização, diversidade e afeta o desenvolvimento cultural, afetivo e cognitivo.

Já defensores apontam que as escolas não oferecem uma educação completa e são negligentes com as crianças. Desse modo, o homeschooling não é legalizado no Brasil e, caso venha a ser, será necessária uma regulamentação efetiva para que as crianças de diferentes modelos sejam educadas satisfatoriamente.

Autora: Maria Luiza Valeriano
Data da publicação: 21 de novembro de 2023.

Instituto Dering

Instituto Dering é um espaço que traz formas de aprender e dialogar com os conhecimentos de diversas formas. Em meio à forma como todos e todas viveram, vivenciaram e vivem a educação, o Instituto Dering se coloca como uma forma dinâmica de pensar a educação. Pensando nessas diversas realidades, é que oferecemos cursos, eventos, palestras, consultorias e formação na área educacional, com foco nas humanidades, linguagens e artes. Pela abrangência dos nossos cursos e serviços, eles são direcionados tanto para estudantes (em qualquer nível da educação) até profissionais e instituição na área da educação.

CONHEÇA OS CURSOS DE NOSSO INSTITUTO

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Notícias