Entenda o que são as metodologias ativas

As metodologias ativas são abordagens educacionais que incentivam a participação ativa do aluno no próprio processo de aprendizagem, promovendo a reflexão e a aplicação do conhecimento de forma prática.

Ao colocar o aluno no centro do processo, ele se torna protagonista do aprendizado, o que incentiva a autonomia e pensamento crítico. Além disso, a interação entre os alunos também se torna mais presente, o que promove a colaboração e troca de experiências.

Por conta da autonomia oferecida e da natureza mais prática do conhecimento, o aluno também aprende a resolver problemas que pode encontrar durante o processo, o que estimula a reflexão e busca por soluções. Assim, alguns exemplos de metodologias ativas são aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem cooperativa.

Autora: Maria Luiza Valeriano
Data da publicação: 07 de dezembro de 2023.

Instituto Dering

Instituto Dering é um espaço que traz formas de aprender e dialogar com os conhecimentos de diversas formas. Em meio à forma como todos e todas viveram, vivenciaram e vivem a educação, o Instituto Dering se coloca como uma forma dinâmica de pensar a educação. Pensando nessas diversas realidades, é que oferecemos cursos, eventos, palestras, consultorias e formação na área educacional, com foco nas humanidades, linguagens e artes. Pela abrangência dos nossos cursos e serviços, eles são direcionados tanto para estudantes (em qualquer nível da educação) até profissionais e instituição na área da educação.

CONHEÇA OS CURSOS DE NOSSO INSTITUTO

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Notícias